Alguma vez pensou que os produtos que tem no frigorífico podem, para além de proporcionar uma alimentação saudável e saborosa, contribuir para o equilíbrio da natureza e para a preservação dos nossos ecossistemas, promovendo, em simultâneo o valor do trabalho agrícola? Não? É verdade, chama-se alimentação biológica.
O QUE É?
Praticada em mais de 120 países, a agricultura biológica caracteriza-se por não utilizar pesticidas sintéticos, herbicidas e fertilizantes químicos nas cultivações, nem hormonas de crescimento ou antibióticos na produção animal; os produtos não são irradiados, nem geneticamente modificados. O resultado são alimentos que contêm níveis mais elevados de vitaminas, minerais, proteínas e antioxidantes que, como todos nós sabemos, trazem muitos benefícios para a nossa saúde, contribuindo para a prevenção de varias doenças. Para além de um valor nutritivo acrescentado, os produtos biológicos crescem ao sabor da natureza, desenvolvendo as suas características genuínas, o que acaba por potenciar as suas formas, cores, aromas e paladares, tudo 100% natural.
O QUE EXISTE? ONDE ENCONTRAR?
A diversidade é uma palavra que pode ser perfeitamente aplicada à alimentação biológica, com uma variedade de produtos que vão muito para além das frutas e legumes que já conhecemos. Acrescente à sua lista de compras, lacticínios, carne, pão, bolachas, cereais, sumos, vinho, café, chá, chocolates, batatas fritas e até refeições congeladas, que podem ser encontrados por todo o país em, mercearias e mercados biológicos, ervanárias e lojas de produtos naturais.
QUANTO CUSTA?
Em médias os produtos biológicos custam cerca de 30% - 35% mais que os produtos convencionais, mas será que a nossa saúde e o futuro do nosso planeta tem preço? Desde a produção ao armazenamento e transporte, passando pela transformação e embalagem, todos os produtos biológicos estão sujeitos a um processo rigoroso, com normas claramente definidas e controladas. Todas estas exigências fazem aumentar o número de mão-de-obra e a produção é mais lenta, mas também é melhor. Devemos começar a avaliar o produto pelo custo/nutriente em vez de custo/Kg. Temos uma menor exposição aos químicos e toxinas que são prática comum na agricultura convencional, sem esquecer a contribuição para o equilíbrio dos ecossistemas. Perdemos em quantidade mas ganhamos muito em qualidade.
COMO IDENTIFICAR UM PRODUTO BIOLÓGICO?
A agricultura biológica também é conhecida como “agricultura orgânica” (Brasil e países de língua inglesa), “agricultura ecológica” (Espanha e Dinamarca) ou “agricultura natural” (Japão). Atualmente, para um produto receber o selo de produto biológico, tem de ter na sua composição mais de 95% dos ingredientes provenientes de agricultura biológica.
Experimente, compare, prove, faça uma escolha consciente… compre biológico.
Copyright 2024. IPMHI- INSTITUTO PORTUGUÊS DE MEDICINA HOLÍSTICA INTEGRATIVA - Todos os direitos reservados. .
Powered by:TRIGÉNIUS|Política Privacidade