Este documento descreve, genericamente, as práticas e definições de segurança aplicadas ao site e a esta plataforma como parte integrante dos sistemas de informação do IPMHI.
Este sistema faz uso das boas práticas de segurança vigentes, nomeadamente no que diz respeito à integridade, confidencialidade, disponibilidade e autenticidade da informação, na tentativa de proteger os sistemas de informação do acesso, utilização, destruição, disrupção e modificação não autorizados. A segurança deste sistema é gerida pelo gestor do IPMHI:
• Serviços de Informática do IPMHI: gestão e manutenção da segurança da infraestrutura tecnológica (equipamentos, rede, virtualização, correio eletrónico e serviços de apoio).
• Unidade de Ensino à Distância: assume a responsabilidade da segurança aplicacional da plataforma, nomeadamente ao nível da plataforma Moodle e serviços de software de apoio, no ambiente virtual fornecido (serviços Web, SGDB, sistema operativo, entre outros).
As fichas de inscrição e de solicitação de ms recolhe os dados pessoais para efeitos de inscrição na formação do IPMHI. Registo e tratamento dos dados efetuado no respeito pela lei da proteção de dados pessoais (Lei nº 67/98, 26 de outubro (transpõe para a ordem jurídica portuguesa a Diretiva nº 95/46/CE, do Parlamento Europeu e do conselho, de 24 outubro 1995, relativo à proteção das pessoas singulares no que diz respeito ao tratamento de dados pessoais e à livre circulação desses dados)). Os dados recolhidos serão processados e armazenados automaticamente e destinam-se à inscrição para ações de formação. As omissões, inexatidões e falsidades, quer no que eu respeitar os dados de fornecimento obrigatório, quero facultativo serão da responsabilidade do/a próprio/a.
Os meus dados pessoais podem ser usados para efeitos de uma eventual auscultação por parte do Sistema de Certificação da DGERT.
O registo fotográfico e/ou em vídeos das sessões de formação síncronas para efeito de registo de evidências dos projetos financiados de acordo com as normas do RGPD.
Os dados pessoais recolhidos para efeitos de divulgação de ações de formação e/ou outros eventos relacionados com a sua atividade de formação, eventos, webinars, Mastarclasses.
Apenas é fornecido o acesso considerado necessário para a execução das tarefas associadas aos perfis de utilizador. Situações excecionais carecem de autorização da direção do IPMHI.
Utilizamos cookies para ativar a funcionalidade que nos ajuda a fornecer os Produtos do Site.
Por exemplo: os cookies ajudam-nos a armazenar preferências, a saber em que altura viste ou interagiste com conteúdos dos Produtos do site e a fornecer-te experiências e conteúdos personalizados. Por exemplo, os cookies permitem-nos apresentar sugestões a ti e a outras pessoas e personalizar os conteúdos de sites de terceiros que integram os nossos plug-ins sociais. Se és o administrador de uma Página, os cookies permitem-te alternar entre a publicação a partir da tua conta pessoal do Facebook e da Página. Utilizamos cookies como o "presence", baseado na sessão, para dar suporte à tua utilização das janelas de chat do Messenger.
Também utilizamos cookies para nos ajudar a fornecer-te conteúdos relevantes face à tua localização.
Por exemplo: armazenamos informações num cookie instalado no teu browser ou dispositivo para que possas ver o site no teu idioma preferencial.
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Por exemplo: os cookies ajudam-nos a encaminhar o tráfego entre os servidores e a compreender a velocidade de carregamento dos Produtos do Site para cada pessoa. Os cookies também nos ajudam a registar a proporção e as dimensões do teu ecrã e janelas e a saber quando ativas o modo de alto contraste, de forma a apresentarmos os nossos sites e apps corretamente. Por exemplo, colocamos os cookies "dpr" e "wd", cada um com uma duração de 7 dias, para fornecer uma experiência ideal para o ecrã do teu dispositivo.
Utilizamos cookies para compreendermos melhor a forma como as pessoas utilizam os Produtos do site, para que possamos melhorá-los.
Por exemplo: os cookies ajudam-nos a compreender a forma como as pessoas utilizam o serviço do site a analisar as partes dos Produtos do site que as pessoas consideram mais úteis e apelativas e a identificar funcionalidades que podem ser melhoradas.
Também colocamos cookies do domínio Facebook.com que funcionam com o serviço Google Analytics para nos ajudar a compreender como é que os negócios utilizam os sites de programador do site. Estes cookies têm nomes como __utma, __utmb, __utmc, __utmz, __qca e _ga.
Os nossos parceiros de negócio também podem optar por partilhar informações com o site a partir de cookies colocados nos domínios dos seus sites, quer tenhas ou não uma conta da plataforma ou tenhas sessão iniciada. Especificamente, os cookies com os nomes _fbc ou _fbp podem estar colocados no domínio do parceiro de negócio do Facebook cujo site estás a visitar.
Todas as contas no sistema de informação devem estar protegidas com senhas (ou um método de autenticação similar) que permita inferir a responsabilidade pelas ações executadas na plataforma. As senhas pessoais de contas locais armazenadas no sistema são cifradas, não sendo armazenadas senhas de contas de utilizador do domínio IPMHI.PT no sistema. A transmissão de senhas entre os clientes e o serviço é feita de forma cifrada.
Os utilizadores são responsáveis por garantir a confidencialidade da senha de acesso da sua conta, garantindo que a mesma não é conhecida e/ou não possa ser utilizada por terceiros para executar ações em seu nome.
O sistema executa cópias de segurança automáticas semanais de todas as unidades curriculares que não estejam ocultas e que tenham sofrido alterações desde a última cópia de segurança. Estas cópias de segurança ocorrem em períodos (tipicamente) de menor tráfego, mas dado o volume de dados que é necessário processar, podem ter um impacto significativo na performance do sistema. Por questões relacionadas com a dimensão das unidades curriculares e dos recursos tecnológicos disponíveis, apenas é mantida uma cópia de segurança por cada unidade curricular. Os utilizadores são responsáveis por manter as suas próprias cópias de segurança da informação que introduzem ou descarregam da plataforma. As cópias de segurança são destruídas quando os custos da sua manutenção não compensam os benefícios. Atualmente este período está definido para dois anos letivos.
Se tecnicamente possível, para além do sistema com os conteúdos do ano letivo em curso, são disponibilizadas os sistemas que suportaram as atividades educativas dos dois anos letivos imediatamente anteriores ao ano letivo corrente. Estas plataformas servem apenas para consulta de informação e não devem ser atualizados quaisquer recursos nestas instâncias (dado que não são efetuadas cópias de segurança dos mesmos).
Este sistema baseia-se na plataforma Moodle, sob gestão da Unidade de Ensino a Distância do IPMHI. Caso persistam dúvidas ou encontre um problema relacionado com a segurança do sistema, deverá contactar-nos através do apoio ao utilizador.
Ao utilizar este sistema os utilizadores concordam que, para além do imposto pela legislação vigente, o IPMHI e os seus colaboradores não fornecem quaisquer garantias de segurança implícitas ou explicitas. Os utilizadores são os únicos responsáveis pela proteção da confidencialidade, integridade, disponibilidade, autenticidade e não-repúdio da informação que fornecem/obtêm do sistema, bem como por manter cópias de segurança dessa informação.
Os cookies são pequenas porções de texto utilizadas para armazenar informações em browsers. Os cookies são utilizados para armazenar e receber identificadores e outras informações em computadores, telemóveis e outros dispositivos. São também utilizadas para fins semelhantes outras tecnologias, incluindo dados que armazenamos no teu browser ou dispositivo, identificadores associados ao teu dispositivo e outros tipos de software. Nesta política, referimo-nos a todas estas tecnologias como "cookies".
Esta política explica como utilizamos os cookies e as opções que tens disponíveis. Salvo se especificado em contrário nesta política, a Política de Dados aplica-se ao nosso processamento dos dados que recolhemos através de cookies.
Os cookies ajudam-nos a fornecer, a proteger e a melhorar os Produtos do site através da personalização de conteúdos, da adaptação e medição de anúncios e ao proporcionar uma experiência mais segura. Os cookies que utilizamos incluem cookies de sessão, que são eliminados quando fechas o teu browser, e cookies persistentes, que ficam no teu browser até expirarem ou até os eliminares. Embora os cookies que utilizamos possam ser alterados ocasionalmente à medida que melhoramos e atualizamos os Produtos do site, utilizamo-los para os seguintes fins:
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Por exemplo: utilizamos cookies para manter a tua sessão iniciada enquanto navegas entre Páginas do Facebook. Os cookies também nos ajudam a memorizar o teu browser, para não teres de inserir os teus dados de início de sessão no Facebook continuamente e poderes iniciar sessão mais facilmente no Facebook através de apps e sites de terceiros. Por exemplo, utilizamos os cookies "c_user" e "xs" para este fim, ambos com uma duração de 365 dias.
Segurança e integridade do site e de produtos
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